domingo, 18 de fevereiro de 2024

'Eu venci o Mundo'


    E Seu principal trunfo foi a simplicidade.
    Jesus falava a linguagem popular, vestia-Se como Sua gente, trabalhou na oficina de Seu pai, fez companhia à Sua mãe, convivia com parentes e vizinhos, gostava das crianças, dos jovens e dos mais velhos, com os quais frequentemente conversava. Trabalhava seis dias por semana, ajudava pobres e estrangeiros, visitava doentes e presos, participava de atividades sociais e religiosas, cumpria todos ritos dos judeus, guardando os sábados, e não descriminava religiosos que não eram judeus.
    Não teve muito estudo. Só cinco anos durante a infância, dos 7 aos 12, como a maioria das crianças judias.
    Não usava difíceis palavras, nem falava muito. Ia direto ao assunto e sempre tratava do que realmente era mais importante. Era acessível a qualquer um que se aproximasse.
    Mostrou que ser simples permite conhecer a verdadeira essência das coisas, contemplar a beleza, perceber os principais detalhes, analisar difíceis situações, compreender profundos ensinamentos. Foi assim que Ele enxergou e ensinou a Verdade, afastando-Se de ilusões, ambições, egoísmo, corrupção, medo e ódio.
    E tinha uma difícil missão para cumprir: Sua Doutrina enfrentava, ao mesmo tempo, poderosas pessoas e mundanos costumes. Mas foi até o fim, arcando com as consequências de ser plenamente humano. Viveu sinceramente o amor e não demonstrou ódio nem na hora da crucificação.
    O mundo todo reconhece: Ele venceu!
    E venceu na carne, sem Se valer de Sua divina condição. São Paulo diz: "Enviando, por causa do pecado, Seu próprio Filho numa carne semelhante à do pecado, condenou o pecado na carne, a fim de que a justiça prescrita pela Lei fosse realizada em nós que vivemos não segundo a carne, mas segundo o Espírito." Rm 8,3b-4
    Venceu a morte e desfez a maior escravidão perpetrada pelo inimigo, como os seguidores da tradição de São Paulo atestam: "Porquanto os filhos participam da mesma natureza, da mesma carne e do sangue, também participou Ele a fim de pela morte destruir aquele que tinha o império da morte, isto é, o Demônio, e libertar aqueles que, pelo medo da morte, toda vida estavam sujeitos a uma verdadeira escravidão. Veio em socorro, não dos anjos, e sim da raça de Abraão, e por isso convinha que em tudo Se tornasse semelhante a Seus irmãos, para ser um Compassivo e Fiel Pontífice no serviço de Deus, capaz de expiar os pecados do povo. De fato, por ter Ele mesmo suportado tribulações, está em condição de vir em auxílio dos que são atribulados." Hb 2,14-18
    Venceu, pois, não pelos holocaustos da Antiga Aliança, mas pelo Sacrifício de Seu próprio Corpo, e em sacrifícios que se perpetuam por Sua Igreja, que é Seu Corpo Místico: "Eis porque, ao entrar no mundo, Cristo diz: 'Não quiseste sacrifício nem oblação, mas formaste-Me um Corpo (Sl 39,7).' Assim, aboliu o antigo regime e estabeleceu uma nova economia." Hb 10,5.9b
    São Paulo dá exemplo e diz: "O que falta às tribulações de Cristo, completo em minha carne, por Seu Corpo que é a Igreja." Cl 1,24b
    Aliás, mais que o Sacrifício da Cruz, Jesus fez-Se servo do ser humano, como o Hino Cristológico versa: "Sendo Ele de divina condição, não Se prevaleceu de Sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-Se aos homens. E sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-Se ainda mais, tornando-Se obediente até a morte, e morte de Cruz." Fl 2,6-8
    Realisticamente enfrentou, pois, os maiores sofrimentos: "Nos dias de Sua vida mortal, entre clamores e lágrimas dirigiu preces e súplicas Àquele que podia salvá-Lo da morte, e foi atendido por Sua Misericórdia. Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve. E uma vez chegado a Seu termo, tornou-Se Autor da Eterna Salvação para todos que Lhe obedecem, porque Deus O proclamou sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque." Hb 5,7-10
    Por isso, Ele é o Caminho para nossa vitória. São Paulo exulta: "Graças, porém, sejam dadas a Deus, que nos dá a vitória por Nosso Senhor Jesus Cristo!" 1 Cor 15,57
    Ele professa a Ressurreição da carne e, citando os Profetas Isaías e Oseias, celebra: "Quando este corpo corruptível estiver revestido da incorruptibilidade, e quando este corpo mortal estiver revestido da imortalidade, então se cumprirá a Palavra da Escritura: 'A morte foi tragada pela vitória (Is 25,8). Onde está, ó morte, tua vitória? Onde está, ó morte, teu aguilhão (Os 13,14)?'" 1 Cor 15,54-55


    Pois acreditar n'Ele significa nascer de novo, como São João Evangelista ensina: "... porque todo aquele que nasceu de Deus, vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: nossa fé." 1 Jo 5,4
    É acreditar na Santíssima Trindade: "Quem é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" 1 Jo 5,5
    É resistir ao mal sem usar de suas armas, como São Paulo diz: "Não te deixes vencer pelo Mal, mas triunfa do Mal com o bem." Rm 12,21
    É obedecer a Deus, nas palavras de São Tiago Menor: "Sede submissos a Deus. Resisti ao Demônio, e ele fugirá para longe de vós." Tg 4,7
    É lutar contra as más inclinações humanas: "Donde vêm as lutas e as contendas entre vós? Não vêm elas de vossas paixões, que combatem em vossos membros? Cobiçais, e não recebeis. Sois invejosos e ciumentos, e não conseguis o que desejais; litigais e fazeis guerra. Não obtendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, com o fim de satisfazerdes vossas paixões." Tg 4,1-3
    É preservar a alma, segundo São Pedro: "Caríssimos, rogo-vos, como estrangeiros e peregrinos, que vos abstenhais dos desejos da carne, que combatem contra a alma." 1 Pd 2,11
    É desiludir-se do mundo: "Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o Demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós." 1 Pd 5,8-9
    É encampar a verdadeira batalha, conforme o Último Apóstolo escreve: "Tomai, portanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos maus dias e manter-vos inabaláveis no cumprimento de vosso dever. Ficai alerta, à cintura cingidos com a Verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da Paz. Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos inflamados dardos do Maligno. Tomai, enfim, o capacete da Salvação, e a espada do Espírito, isto é, a Palavra de Deus." Ef 6,13-17
    É perceber os verdadeiros inimigos: "Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste tenebroso mundo, contra as forças espirituais do mal espalhadas nos ares." Ef 6,12
    É vencer o inimigo, como os Santos fazem, valendo-se do Sacrifício Pascal, que redime nossos pecados, e do Evangelho, que alimenta nossa alma: "Mas estes venceram-no por causa do Sangue do Cordeiro e de Seu Eloquente Testemunho." Ap 12,11a
    É derrotá-lo, pela Comunhão, nos mundanos espíritos e nos falsos mestres: "Vós, filhinhos, sois de Deus, e venceste-los, porque Aquele que está em vós é maior que aquele que está no mundo." 1 Jo 4,4
    É combater, por si e pelos irmãos, com Sabedoria e através da oração: "Ele (Epafras) não cessa de lutar por vós em suas orações, para que, em perfeita convicção, permaneçais plenamente submissos à divina vontade." Cl 4,12b
    É ter plena consciência de nossas falhas, bem como da infalibilidade do Redentor: "Porque Deus há de ser reconhecido como veraz, e todo homem como mentiroso, segundo está escrito: 'Assim, serás reconhecido justo em Tuas palavras e vencerás, quando julgares (Sl 50,6).'" Rm 3,4b
    É entregar-se ao projeto da Salvação, como Jesus recomendou: "Porque quem quiser salvar sua vida, perdê-la-á. Mas quem perder sua vida por amor a Mim e ao Evangelho, salvá-la-á." Mc 8,35
    É praticar as obras por Ele prescritas e reger nações: "Então ao vencedor, ao que praticar Minhas obras até o fim, lhe darei poder sobre as pagãs nações." Ap 2,29
    É ouvir o Espírito Santo: "Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: 'Ao vencedor darei de comer do fruto da árvore da Vida, que se acha no Paraíso de Deus.'" Ap 2,7
    É ouvir a Igreja: "Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: 'O vencedor não sofrerá dano algum da segunda morte.'" Ap 2,11
    É não dar ouvido nem acolher na Igreja quem promove heresias, para não se colocar contra a Palavra de Deus. Jesus diz a nós de Seus inimigos: "Arrepende-te, pois, senão em breve virei a ti, e contra eles combaterei com a espada de Minha boca." Ap 2,16
    É alimentar-se do Santíssimo Sacramento, e assim vir a participar do Eterno Banquete: "Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: 'Ao vencedor darei o maná escondido e entregá-lhe-ei uma branca pedra, na qual está escrito um novo nome que ninguém conhece, senão aquele que o receber.'" Ap 2,17
    É revestir-se de Cristo: "O vencedor será assim revestido de brancas vestes. Jamais apagarei seu nome do livro da Vida, e proclamá-lo-ei diante de Meu Pai e de Seus anjos." Ap 3,5
    É ser membro do Corpo Místico de Cristo: "Farei do vencedor uma coluna no Templo de Meu Deus, de onde jamais sairá, e escreverei sobre ele o Nome de Meu Deus, e o nome da cidade de Meu Deus, a Nova Jerusalém, que desce dos Céus enviada por Meu Deus, assim como Meu Nome Novo." Ap 3,12
    É ser agraciado com o dom da santidade: "Ao vencedor concederei assentar-se Comigo no Meu Trono, assim como Eu venci e assentei-Me com Meu Pai em Seu Trono." Ap 3,21
    É recuperar a divina semelhança: "O vencedor herdará tudo isso. E Eu serei Seu Deus, e ele será Meu filho." Ap 21,7
    É ter Cristo como modelo, como os seguidores de São Paulo apontam: "Atentamente considerai, pois, Aquele que tantas contrariedades sofreu dos pecadores, e não vos deixeis abater pelo desânimo. Ainda não tendes resistido até o sangue na luta contra o pecado." Hb 12,3-4
    É saber que fazemos parte de um exército, iluminado pela Graça: "Desse modo, cercados que estamos de uma tal nuvem de testemunhas, desvencilhemo-nos das correntes do pecado. Com perseverança corramos ao proposto combate, com o olhar fixo no Autor e Consumador de nossa fé, Jesus." Hb 12,1
    É não se deixar dominar pelo pecado: "Respondeu Jesus: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo.'" Jo 8,34
    É ter tranquila consciência nos últimos dias, segundo São Paulo escreve a São Timóteo: "Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante de minha libertação aproxima-se. Combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé. Agora me resta receber a coroa da justiça, que o Senhor, Justo Juiz, me dará naquele Dia. E não somente a mim, mas a todos aqueles que com amor aguardam Sua Aparição." 2 Tm 4,6-8
    É ter consciência do combate e ser vigilante: "Suporta comigo os trabalhos, como bom soldado de Jesus Cristo. Nenhum soldado pode implicar-se em negócios da vida civil, se quer agradar Àquele que o alistou." 2 Tm 2,3-4
    É a obrigação de nossos Sacerdotes, na lição do Príncipe dos Apóstolos: "Tenho por meu dever, enquanto estiver neste tabernáculo, manter-vos vigilantes com minhas admoestações. Porque sei que em breve terei que deixá-lo, assim como Nosso Senhor Jesus Cristo me fez conhecer. Mas cuidarei para que, ainda depois de meu falecimento, sempre possais conservar a lembrança dessas coisas." 2 Pd 1,13-15
    É praticar a caridade espiritual rezando pelos líderes da Igreja, conforme pedido de São Paulo: "Rogo-vos, irmãos, em Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e em nome da caridade que é dada pelo Espírito: combatei comigo, dirigindo vossas orações a Deus por mim..." Rm 15,30
    É ter como motivação o projeto do Pai: "Disse-lhes Jesus: 'Meu alimento é fazer a vontade d'Aquele que Me enviou, e cumprir Sua obra.'" Jo 4,34
    É perceber que o mundo combate contra Deus: "Os dez chifres que viste são dez reis que ainda não receberam o reino, mas que por um momento receberão poder real com a Fera. Eles têm o mesmo pensamento: transmitir sua força e seu poder à Fera. Combaterão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro vencê-los-á, porque é Senhor dos senhores e Rei dos reis. Aqueles que com Ele estão, são os chamados, os escolhidos, os fiéis." Ap 17,12-14
    É não desanimar, mesmo diante de parciais vitórias do Mal contra os Santos: "Mas depois de terem integralmente terminado seu testemunho, a Fera que sobe do abismo fá-lhes-á guerra, vencê-los-á e matá-los-á." Ap 11,7
    É ter certeza da Vitória de Cristo na Final Batalha, contra o inimigo e seus adoradores: "Então vi aparecer um branco cavalo. Seu Cavaleiro tinha um arco. Foi-Lhe dada uma Coroa, e Ele partiu como vencedor, para tornar a vencer." Ap 6,2
    É confiantemente enfrentar o mundo, como o Nazareno fez: "Eis que vem a hora, e ela já veio, em que sereis espalhados, cada um para seu lado, e Me deixareis só. Mas não estou só, porque o Pai está Comigo. Referi-vos essas coisas para que em Mim tenhais a Paz. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo." Jo 16,32-33

    "Jesus Cristo deu-nos Vida por Sua morte!"