domingo, 6 de agosto de 2023

A Aparição de Cimbres


    Em 1936, no dia 6 de agosto, no Sítio Guarda da localidade de Cimbres, a 18 km da cidade de Pesqueira, Pernambuco, Nossa Senhora apareceu a duas adolescentes: Maria da Luz, de 13 anos, e Maria da Conceição, de 16.
    Maria da Luz era filha do Sr. Artur Teixeira e Dona Auta, donos do sítio, e Maria da Conceição era uma amiga da família, a quem Dona Auta ajudava a alfabetizar.
    Era uma enevoada manhã e elas estavam colhendo sementes de mamona aos pés de um penhasco, vizinho às terras de seu pai. Falavam sobre o famigerado Lampião, que àqueles tempos assustava a região. quando Maria da Luz perguntou o que Maria da Conceição faria se o cangaceiro aparecesse ali, naquele instante, e ela, assustada só em pensar, respondeu que Nossa Senhora cuidaria de protegê-las.
    Após essas palavras, Maria da Conceição viu a linda e radiante figura de 'uma senhora com uma criança no braço'. Estava aos pés de um grande entalhe, quase no topo do penhasco, e convidava-as a aproximarem-se.


    Apesar de muito impressionadas, elas acanharam-se e não subiram até ela. Ao contrário, correram para casa, sentaram-se ofegantes no chão do alpendre, comentaram entre si sobre os detalhes da aparição por alguns instantes, mas não se contiveram: ainda antes do almoço contaram-na ao pai, à mãe e aos irmãos de Maria da Luz.
    Contudo, apenas conseguiram despertar curiosidade e estranheza. E após a refeição, foram ao local da aparição em companhia do pai, que se espantou com a rapidez com que elas subiram a pedra tão íngreme. Lá em cima, para surpresa de todos, a 'Senhora' mais uma vez apareceu às adolescentes e assim identificou-se: "Eu sou a Graça."
    Maria da Luz então perguntou a que se devia a aparição, e ela respondeu: "Vim avisar que hão de vir três castigos mandados por Deus. Diga ao povo que reze muito e faça penitências."


     Com a notícia correndo pela região, logo formaram-se verdadeiras romarias ao local. Às tardes, rezava-se o Terço e o Ofício de Nossa Senhora, e no terceiro dia o povo instou as meninas para que lhe pedissem um sinal. Cedinho, na manhã seguinte, as meninas subiram o penhasco e viram que no lugar da aparição havia surgido uma fonte. Nossa Senhora apareceu-lhes e disse-lhes que era para curar as doenças daqueles que realmente acreditavam.
    No dia 15 de agosto, inquieto com todos esses acontecimentos, 'Seu' Artur, em viagem à cidade de Pesqueira, viu-se na obrigação de ir à secretaria da Paróquia, onde relatou tudo a um jovem e recém-chegado Sacerdote alemão.
    Padre Kehrle, cuja irmã desenganada pelos médicos tinha sido curada de acessos de loucura por um milagre de Nossa Senhora numa peregrinação que fizeram a Lourdes, na França, viera ao Brasil pensando em formar-se em medicina, e assim servir ao povo mais pobre. Mas, em convívio com os beneditinos em Olinda, acabou resolvendo tornar-se Sacerdote. E uma vez ordenado, foi designado para servir no sertão de Pernambuco.
    Este padre então solicitou ao senhor Artur que a filha perguntasse à aparição seu nome e o que ela desejava, e também enviou-lhe uma série de perguntas para que fizessem à 'Senhora'.
    No dia 20 de agosto, o próprio padre foi ao sítio Guarda, pois Nossa Senhora havia dito em resposta a Maria da Luz que gostaria de ter como interlocutor, dentre os membros da Igreja, 'o padre que havia enviado as perguntas'.
    Chegando eles ao local, Nossa Senhora logo manifestou-se às meninas, novamente com o Menino Jesus ao braço esquerdo. De imediato, o padre tratou de separar as meninas, para verificar se elas contradiziam-se a respeito de detalhes da aparição ou do lugar onde a estavam vendo. Tentou induzi-las a erro, mas percebeu que elas não mentiam nem sequer vacilavam: descreviam a mesma figura e indicavam o mesmo lugar.
    Segundo elas, Nossa Senhora e o Menino Jesus apresentavam-se na forma que conhecemos como a imagem de Nossa Senhora do Carmo: seu manto era azul e o vestido era da cor creme, 'entre o branco e o amarelo', com uma faixa à cintura, e ambos usavam coroas. Ou seja, tal qual foram vistos no dia da última Aparição de Fátima, que se deu a 13 de outubro de 1917.


    O padre pediu que Maria da Luz perguntasse a Nossa Senhora se ele poderia fazer-lhe algumas perguntas diretamente, em outras línguas, ao que ela e o Menino Jesus sorriram, parecendo já esperar que ele usasse de mais esse recurso de investigação, e ela respondeu que sim.
    Então dirigiu-se a ela com preguntas em latim e alemão, que as meninas sequer entendiam, mas, conforme Nossa Senhora respondia em português às adolescentes, elas retransmitiam-nas ao padre. E todas respostas deixaram claro que ela realmente era a Mãe de Deus.
    Como já vinha acontecendo, uma multidão cada vez maior acorria ao local em peregrinação, e os milagres com a Água da fonte multiplicavam-se. Mas alguns inescrupulosos, que pagavam jovens para subir o rochedo, começaram a recolher da Água em grande quantidade para negociá-la, e assim na pequena bacia de pedra já não se juntava uma gota para atender aos peregrinos. Foi quando o senhor Artur mandou construir uma cerca ao pé do rochedo para proteger a fonte, afastando os vendilhões e garantindo acesso apenas aos peregrinos.
    O delegado de Pesqueira, porém, sob o argumento de que a fonte era pública, mandou destruir a cerca. Como resultado, ela subitamente secou. Em uma aparição, Nossa Senhora disse a Maria da Luz que não havia gostado da intervenção do delegado, e o senhor Artur, percebendo que essa era a vontade de Deus, por si mesmo mandou construir uma nova cerca e a fonte voltou a jorrar.
    Na última aparição, Maria da Luz viu uma longa escada que subia até aos Céus, repleta de anjos em toda sua extensão, e por ela desceu Nossa Senhora. Não foi por acaso. Essa escada foi vista em sonho por Jacó, quando Deus lhe apontou o lugar onde estava como a Terra Santa (cf. Gn 28,12s). Também foi a promessa feita por Jesus a São Bartolomeu para atestar Sua Divindade (cf. Jo 1,51). Ou seja, esta aparição sinalizava o lugar e o momento em que os Céus e a Terra se encontravam. Ao despedir-se, Nossa Senhora subiu pela mesma escada, que, após sua completa ascensão, riscou os céus formando um brilhante traço e desapareceu.
    O Bispo de Pesqueira, no entanto, proibiu o Padre Kehrle e Maria da Luz de falar sobre a aparição, impondo-lhes voto de silêncio. Mas, em troca de correspondência com teólogos da Alemanha e da França, o que não lhe havia sido proibido, nosso padre obteve várias confirmações, assim como detalhes das características das pessoas a quem Nossa Senhora escolhe para apresentar-se. Invariavelmente são virgens, às vezes acompanhadas de meninos, mas sempre adolescentes ou muito jovens, de humilde origem e pouca escolaridade. Assim havia sido nas mais importantes aparições, como as de Paris, Salette, LourdesFátimaGarabandalMedjugorje e Kibeho.
    Tempos depois, Padre Kehrle foi enviado para a cidade de Buíque, a 68 km de Pesqueira, onde levou uma vida santa. Aí Nossa Senhora apareceu-lhe em sonho e indicou onde deveria cavar um poço, num terreno afastado que havia sido doado à igreja, ao que ele atendeu e com sua Água irrigou uma horta, árvores e, ao lado dele, construiu a casa na qual viveu até o dia de sua morte. Também ergueu uma pequena Capela em honra de Nossa Senhora das Graças, onde foi sepultado. Ele faleceu no dia 6 de agosto de 1978, exatamente a data da primeira aparição.
    Nas mensagens de Cimbres, em conformidade com as profecias de Quito, e mais tarde as de Akita, Nossa Senhora avisa que sem conversão a humanidade passaria por uma grande catástrofe, um banho de sangue. Com efeito, o mundo estava às vésperas da Segunda Grande Guerra Mundial, e a bomba de Hiroshima iria explodir exatamente no dia 6 de agosto, no ano de 1945.
    Para o Brasil, especificamente, ela previu difíceis tempos sob as assassinas políticas do comunismo. E se isso não se cumpriu, como explicar a roubalheira e a destruição dos órgãos públicos, as 70 mil mortes anuais por violência e a máfia gay na Igreja? Essas revelações deram-se em duas ocasiões, em mensagens dadas a Maria da Luz já no ano 1985, em 9 de março e 31 de agosto. Na primeira, em peregrinação de religiosas ao Sítio Guarda, quando a Santíssima Virgem pediu que rezássemos e fizéssemos penitências sobretudo pelos jovens, para que se livrassem do comunismo e do materialismo. Na segunda, ela expressamente pediu, e em primeiro lugar, penitência e oração para livrar o Brasil do comunismo, e em seguida pelos jovens desajustados e drogados e pelos sacerdotes transviados. De fato, Nossa Senhora já havia advertido na Aparição de Fátima: "... a Rússia espalhará seus erros pelo mundo."
    Ora, o Padre Cícero do Juazeiro, em entrevista ao jornal O Povo, de Fortaleza, no ano de 1931, foi escarnecido por imbecis jornalistas (isso não é de hoje!) quando firmou essa profecia: "O comunismo foi fundado pelo Demônio. Lúcifer é seu chefe e a disseminação de sua doutrina é a guerra do Diabo contra Deus. Conheço o comunismo e sei que é diabólico. É a continuação da guerra dos maus anjos contra o Criador e seus filhos."
    De Buíque, Padre Kehrle tentou encaminhar Maria da Luz para vários colégios de freiras, pois percebeu sua vocação, mas, ao saberem de quem se tratava, por causa das ordens do Bispo de Pesqueira sempre recusavam-na. Por fim, foi aceita no colégio de Garanhuns, onde ela chegou a ficar por um ano enquanto desconheciam sua identidade. Mas, ao descobrir, o Bispo mandou que ela fosse dispensada, pois 'a Diocese precisava de padre e não de freiras', e não tinha recursos para arcar com tal despesa.
    Pouco tempo depois, graças aos sucessivos esforços do Padre Kehrle, ela foi acolhida pela Congregação Damas da Instrução Cristã, no Recife, onde adotou o nome de Irmã Adélia e humildemente viveu até 13 de outubro de 2013, aos 91 anos de idade.


    Nos anos 80, acometida de câncer, Irmã Adélia só não faleceu, segundo ela própria, por miraculosa intercessão de Nossa Senhora. Depois de curada, porém, decidiu não mais se calar e passou a intensamente divulgar os detalhes e as mensagens da aparição. Participou de várias peregrinações a Cimbres com as irmãs de sua ordem, quando aproveitava para rezar e explicar os acontecidos, e seguia recebendo novas revelações.
    Maria da Conceição, em tocante simplicidade, preferiu casar-se e ter filhos, e também já é falecida.
    Apesar do voto de silêncio imposto pelo bispo ao padre e às videntes, a repercussão que se deu naqueles dias foi suficiente para manter vivas as peregrinações, ainda que irregulares, assim como os relatos da Aparição de Cimbres através dos tempos. Ademais, as centenas ou milhares de milagres alcançados pelos que visitam o santuário, bem como a de católicos que tomaram conhecimento da história, sobremaneira fortaleceram essa devoção.
    Correm informações de que, já em Buíque, Padre Kehrle teve notícia de novas aparições de Nossa Senhora em Cachoeirinha, uma cidade a 70 km de Pesqueira, e por carta teria pedido a Maria da Luz que fosse confirmá-las. Semanas depois ela teria respondido, também por carta, queixando-se da cansativa viagem em lombo de burro, mas reconhecendo a veracidade das aparições e dizendo que Nossa Senhora estaria desapontada com a má acolhida dada pela Igreja às suas manifestações nos arredores de Cimbres. Em anos recentes, porém, Irmã Adélia questionou essas informações, dando a entender que, segundo suas memórias, apesar da avançada idade, não procedem.


    Cimbres é muito antigo lugarejo, da época das primeiras incursões dos colonizadores no Nordeste, partindo do litoral e seguindo, entre outros rios, as margens do Ipojuca, que banha a cidade de Pesqueira. Como mostra esse mapa de 1811, feito por padres oratorianos, fica nas encostas do planalto da Borborema, na Serra do Ororubá. Foi a primeira Vila, como eram chamadas as cidades, do interior do Brasil a ter um Senado, equivalente às atuais câmaras municipais, prédio que ainda hoje é preservado.


    Em 1692, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Frei Matias de Figueiredo e Melo, que esteve à frente da Arquidiocese entre 1687 e 1694, criou a freguesia de Nossa Senhora das Montanhas, no povoado de Monte Alegre, que pouco mais tarde viria a ser a 'Mui Nobre e Real Vila de Cimbres'.
    Segundo alguns documentos, a atual igreja de Nossa Senhora das Montanhas já estava erguida em 1762. Também há informações de que ela foi construída por descendentes do feitor de João Fernandes Vieira, herói da Insurreição Pernambucana, combatente da Batalha dos Guararapes, que viveu entre 1610 e 1681. O próprio Bernardo Vieira de Melo, militar e sertanista que viria a ser governador da Capitania do Rio Grande do Norte, e o primeiro a gritar 'República' no Brasil, numa sessão do senado de Olinda, estivera na Serra do Ororubá em 1690, em combate para rechaçar ameaças de indígenas.
    Quanto ao nome da Vila, não há dúvidas que se trata de uma homenagem à Freguesia de Cimbres, em Portugal, ao norte do Distrito de Viseu, que era paragem de uma antiga via romana, portanto da época do Império dos Césares, e possuía uma densa floresta da qual se retirava madeira para construção de 'arcos de pedra', daí seu nome. O nome do sítio do senhor Artur, Guarda, também é nome de um distrito português, na fronteira com a Espanha, vizinho ao Distrito de Viseu. Outro grande sinal de Deus é que a padroeira da Cimbres portuguesa é Nossa Senhora da Graça, no singular, como é da tradição portuguesa, e exatamente como ele se apresentou às adolescentes no Brasil. A capela de lá data do século XVII.
    Na Vila de Cimbres, a brasileira, em 1850 nasceu Joaquim Arcoverde, aquele que viria a ser o Cardeal Arcoverde, primeiro Cardeal da América Latina, consagrado em 1905.


    "Oh Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!"