sábado, 10 de fevereiro de 2024

Deus Sutil


    É certo que Deus sempre esteja com os membros da Igreja. Isso se dá pela Pessoa de Deus Jesus, como Ele mesmo prometeu: "Ensinai-as (às nações) a observar tudo que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos dias, até o fim do mundo." Mt 28,20
    Bem como pela Pessoa do Divino Espírito Santo, também por promessa Sua: "É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber porque não O vê nem O conhece. Mas vós conhecê-Lo-eis, porque convosco permanecerá e em vós estará." Jo 14,17
    Ou ainda pela Pessoa do próprio Deus Pai, como Ele mesmo garantiu desde os tempos do Profeta Isaías: "Nada temas, porque Eu estou contigo, nem lances olhares desesperados, pois Eu Sou Teu Deus. Eu fortaleço-te e venho em teu socorro, Eu amparo-te com Minha vitoriosa destra." Is 41,10
    Em respeito ao livre arbítrio, no entanto, a Santíssima Trindade não Se permite interferir em nossas vidas sem que o solicitemos, pois não são invasivos. Antes esperam ser invocados, especificamente em momentos de real necessidade, uma vez que Suas manifestações são decisivas. Foi o que Deus Pai disse através do salmista: "Invoca-Me nos dias de tribulação, e Eu livrá-te-ei e dá-Me-ás Glória." Sl 49,15
     E apesar de já Se ter manifestado por muitos e grandiosos sinais, como atesta a Revelação, em geral Deus é sutil, sereno e sensível. Um Salmo, que foi repetido por São Pedro, diz: "Provai e vede quão suave é o Senhor..." Sl 33,9a
    De fato, Ele aguarda que O percebamos e amadureçamos na certeza de Sua presença. Por isso, Jesus prega a interiorização da : "Deus é espírito, e Seus adoradores devem adorá-Lo em espírito e Verdade." Jo 4,24
    Reclamava, pois, a prática dos mais elevados valores espirituais: "Ai de vós, hipócritas escribas e fariseus! Pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais os mais importantes preceitos da Lei: a justiça, a misericórdia, a fidelidade. Aí está o que era preciso praticar em primeiro lugar, contudo sem deixar o restante." Mt 23,23
    Ele atestava a chegada do Reino dos Céus tão somente pelos exorcismos que realizava: "Mas se é pelo Espírito de Deus que expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus." Mt 12,28
    Ele garantiu: "O Reino de Deus não virá de ostensivo modo. Nem se dirá: Ei-lo aqui; ou: Ei-lo ali. Pois o Reino de Deus já está no meio de vós." Lc 17,20b-21
    Falou-nos de outro conceito de Vida: "Assim como vive o Pai que Me enviou, e Eu vivo pelo Pai, também aquele que comer Minha Carne viverá por Mim." Jo 6,57
    E explicou a Nicodemos como se daria a Unção do Espírito Santo, que no Pentecostes Se derramou sobre a Igreja, pedaço do Reino de Deus: "O vento sopra onde quer. Ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito." Jo 3,8
    Tudo que Deus espera de nós, portanto, é que O amemos e O obedeçamos, como Ele mesmo declarou ao anunciar os 10 Mandamentos: "... uso de Misericórdia até a milésima geração com aqueles que Me amam e guardam Meus Mandamentos." Ex 20,6
    De fato, perguntado qual o mais importante Mandamento, Nosso Salvador invocou uma passagem do Deuteronômio que fala de amar a Deus: "Jesus respondeu-lhe: 'O primeiro de todos Mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor Nosso Deus é o único Senhor. Amarás ao Senhor Teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma, de todo teu entendimento e de todas tuas forças.'" Mc 12,29-30
    Nosso Pai Celeste, portanto, de Seus filhos quer mais que fé. Quer, com razão, um relacionamento de amor, porque este é inquestionavelmente superior a todos demais. Em sua notável inspiração, São Paulo chama-O de "Deus de amor." 2 Cor 13,11
    E ainda segundo ele, só esse amor pode explicar Sua paciência conosco: "Ou será que desprezas as riquezas de Sua bondade, de Sua tolerância, de Sua paciência, não entendendo que a bondade de Deus te convida à conversão?" Rm 2,4
    São Pedro também aponta para a longanimidade de Deus, enquanto parte da humanidade quer d'Ele ostensiva presença e demonstrações de poder: "Reconhecei que a longa paciência de Nosso Senhor vos é salutar..." 2 Pd 3,15
    E usa a mesma explicação de São Paulo para justificar Sua aparente inefetividade: "O Senhor não retarda o cumprimento de Sua promessa, como alguns pensam, mas usa de paciência para convosco. Não quer que alguém pereça. Ao contrário, quer que todos se arrependam." 2 Pd 3,9
    Um amigo de Jó, reclamando de sua presunção, diz dos modos de agir do Pai: "Pois Deus fala de uma maneira e de outra, e não prestas atenção. Por meio de sonhos, de noturnas visões, quando um profundo sono pesa sobre os humanos, enquanto o homem está adormecido em seu leito, então abre o ouvido do homem e o assusta com Suas aparições, a fim de desviá-lo do pecado e preservá-lo do orgulho, para salvar-lhe a alma do fosso e a vida da mortífera seta." Jo 33,14-18


JESUS REVELA-SE DE PESSOA EM PESSOA

    Ora, Cristo também foi cobrado, e por essa mesma corrente de pensamento que imagina um deus autoritário e inclemente, demonstrando poder na forma de prodígios e milagres, resolvendo todos problemas de uma só vez. Numa dessas ocasiões, Ele vai dizer que Sua Ressurreição será o grande sinal daqueles tempos: "Respondeu-lhes Jesus: 'Esta adúltera e perversa geração pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal do que aquele do Profeta Jonas. Do mesmo modo que Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe, assim o Filho do Homem ficará três dias e três noites no seio da terra.'" Mt 12,39-40
    Sabia, porém, que nem mesmo Sua Ressurreição serviria de prova, como acusou os judeus na parábola de Lázaro e do rico: "Abraão respondeu-lhe: 'Se não ouvirem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer ainda que algum dos mortos ressuscite.'" Lc 16,31
    Ora, Ele foi cobrado até mesmo por Seus parentes de Nazaré: "Seus irmãos disseram-Lhe: 'Parte daqui e vai a Judeia, a fim de que Teus discípulos também vejam as obras que fazes. Pois quem deseja ser conhecido em público não faz coisa alguma ocultamente. Já que fazes essas obras, revela-Te ao mundo.' Com efeito, nem mesmo Seus irmãos acreditavam n'Ele." Jo 7,3-5
    Mas Seu proceder era exatamente inverso, como demonstra Sua atitude após curar um leproso na Galileia: "Jesus imediatamente despediu-o com esta severa admoestação: 'Vê que não o digas a ninguém. Mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta, por tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés para servir-lhe de testemunho.' Este homem, porém, logo que se foi, começou a propagar e divulgar o acontecido, de modo que publicamente Jesus não podia entrar numa cidade. Conservava-Se fora, nos despovoados lugares, e de toda parte vinham ter com Ele." Mc 1,43-45
    Aliás, cumprindo as profecias, assim frequentemente agia após Seus milagres: "Uma grande multidão seguiu-O, e Ele curou todos seus doentes. Formalmente proibia-lhes de falar disso, para que se cumprisse o anunciado pelo Profeta Isaías: 'Eis Meu servo a Quem escolhi, Meu bem-amado em Quem Minha alma pôs toda Sua afeição. Farei repousar sobre Ele Meu Espírito e Ele anunciará a justiça aos pagãos. Ele não disputará, não elevará Sua voz, ninguém ouvirá Sua voz nas praças públicas. Não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega, até que faça triunfar a justiça. Em Seu Nome, as pagãs nações porão sua esperança (Is 42,1-4).'" Mt 12,15b-21
    E ao apontar o caminho de perfeição, Ele simplesmente ressaltou o amor, a paciência e a tolerância com que Deus nos trata: "Deste modo sereis os filhos de Vosso Pai do Céu, pois Ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chcwuover sobre os justos e sobre os injustos." Mt 5,45
    Mesmo entre os judeus que queriam matá-Lo, em rostos e olhares Ele via expressões de medo e insegurança. Porém, como era próprio de Sua grandeza, a todos tranquilizava. Desfez qualquer aparência de justiceiro ou vingador, e mostrou-Se como Quem realmente era: o Messias: "Não julgueis que hei de acusar-vos diante do Pai. Há quem vos acusa: Moisés, no qual colocais vossa esperança. Pois se crêsseis em Moisés, certamente creríeis em Mim, porque ele escreveu a Meu respeito. Mas se não acreditais em seus escritos, como acreditareis em Minhas Palavras?" Jo 5,45-47
    E a singularidade de Suas Palavras era tamanha que até os guardas do sumo sacerdote, enviados para prendê-Lo, voltaram sem Ele e admirados: "Ninguém jamais falou como Este Homem!..." Jo 7,46
    Tão peculiar é Deus manifesto na Pessoa de Jesus que por vezes nem mesmo Seus Apóstolos O percebiam, como quando não foram bem recebidos num povoado de samaritanos: "Vendo isto, Tiago e João disseram: 'Senhor, queres que mandemos que desça fogo do Céu e os consuma?' Jesus voltou-Se e severamente repreendeu-os. 'Não sabeis de que espírito sois animados. O Filho do Homem não veio para perder as vidas dos homens, mas para salvá-las.'" Lc 9,55-56
    Ele nem mesmo queria que os Apóstolos divulgassem Sua divindade antes de Sua Ressurreição. Foi o que aconteceu no Monte Tabor, por exemplo, quando Ele Se transfigurou: "Ao descerem do monte, proibiu-lhes Jesus que contassem a quem quer que fosse o que tinham visto, até que o Filho do Homem houvesse ressurgido dos mortos." Mc 9,9
    A mesma coisa aconteceu quando São Pedro, inspirado por Deus, declarou que Jesus é o Salvador. Ele pediu silêncio sobre o assunto: "Depois, ordenou a Seus discípulos que não dissessem a ninguém que Ele era o Cristo." Mt 16,20
    São Judas Tadeu, por sua vez, ainda inquieto com tanta serenidade e resignação à vontade do Pai, questionou-Lhe quando Jesus disse que só Se apresentaria a eles, após Sua Ressurreição: "Pergunta-Lhe Judas, não o Iscariotes: 'Senhor, por que razão hás de manifestar-Te a nós e não ao mundo?'" Jo 14,22
    Foi quando Ele respondeu que Sua intenção, assim como a de Deus Pai e Seu Espírito, pela Comunhão da Santíssima Trindade, é viver nas almas daqueles que Os amam: "Se alguém Me ama, guardará Minha Palavra e Meu Pai o amará. E Nós viremos a ele e nele faremos Nossa morada." Jo 14,23
    E, de fato, Jesus manifestou-Se apenas a Apóstolos, discípulos e seguidores, como São Pedro explicou: "Mas Deus ressuscitou-O no terceiro dia, concedendo-Lhe manifestar-Se não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido..." At 10,40-41a
    Numa dessas ocasiões, Ele vai dizer a São Tomé: "Creste, porque Me viste. Felizes aqueles que creem sem ter visto!" Jo 20,19b
    Essa pressa pela imediata e definitiva renovação de todas coisas, entretanto, esse anseio pela divina justiça não é só dos que estão na Terra. No Céu, as almas dos Santos que foram mortos em nome do Evangelho também clamam, como São João Evangelista atestou das visões que teve: "Até quando Tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficarás sem fazer justiça e sem vingar nosso sangue contra os habitantes da terra?" Ap 6,10
    E mais uma vez a resposta foi um pedido de paciência, enquanto, assim como o próprio Cristo, tantos outros glorificariam a Deus com seus martírios: "Então foi dada a cada um deles uma branca veste, e foi-lhes dito que aguardassem ainda um pouco, até que se completasse o número dos companheiros de serviço e irmãos que estavam com eles para serem mortos." Ap 6,11
    Ora, o retorno de Cristo também será uma surpresa. Ele advertiu todos Seus seguidores: "Por isso, estai preparados também vós, porque o Filho do Homem virá numa hora em que menos pensardes." Mt 24,44
    Não obstante, manifesto ao Seu Corpo Místico, isto é, aos membros de Sua Igreja, Jesus fica para sempre. Claro, desde que verdadeiramente estejam unidos a Ele, ou seja, em Comunhão: "Porque onde dois ou três estão reunidos em Meu Nome, aí estou Eu em meio a eles." Mt 18,20
    Como São Paulo disse, Ele tem-Se manifestado 'a Seus Santos', pois é a Comunhão dos Santos que devemos buscar: "Agora me alegro pelos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de Cristo, completo em minha carne por Seu Corpo que é a Igreja. Dela fui constituído ministro em virtude da missão que Deus me conferiu: de anunciar em vosso favor a realização da Palavra de Deus, mistério que esteve escondido desde a origem às passadas gerações, mas que agora foi manifestado a Seus Santos. A estes quis Deus dar a conhecer a riqueza e Glória deste mistério entre os gentios: Cristo em vós, esperança da Glória! A Ele é que anunciamos, admoestando todos homens e instruindo-os em toda Sabedoria, para tornar todo homem perfeito em Cristo. Eis a finalidade de meu trabalho, a razão pela qual luto com o auxílio de Sua força, que em mim poderosamente atua." Cl 1,24-29
    Ele não é, portanto, um poderoso que soberbamente a todos Se impõe, ignorando nossos próprios anseios, dentre os quais os melhores são inspirados por Seu Espírito mesmo. Ele vem para participar de nosso dia-a-dia, enfrentar problemas ao nosso lado, pois sabe dos sofrimentos que passamos, principalmente quando resolvemos segui-Lo. Ele mesmo avisou: "No mundo haveis de ter aflições." Jo 16,33
    Por isso, delicadamente lembrando Sua mansidão e humildade, Ele oferece conforto. Não, porém, aos nossos corpos, mas às nossas almas: "Tomai Meu jugo sobre vós e recebei Minha Doutrina, porque Eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para vossas almas." Mt 11,29
    Desilude, pois, aqueles que têm pretensão de viver de alguma glória desse mundo, e por isso tornam-se incapazes de crer: "Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros, e não buscais a Glória que é só de Deus?" Jo 5,44
    Com efeito, Jesus vê muito além de simples aparências, e certamente não são as vaidades que Lhe agradam. Dizem os seguidores da tradição de São Paulo: "Nenhuma criatura Lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos d'Aquele a Quem havemos de prestar contas." Hb 4,13
    E em nome de uma verdadeira conversão, momentaneamente Deus até nos 'abandona' em nossos pecados, para depois, quando de nosso sincero arrependimento, resgatar-nos em definitivo. Jesus sentenciou: "Eis porque lhes falo em parábolas: para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não ouçam nem compreendam. Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo Profeta Isaías: 'Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis, porque o coração deste povo se endureceu: taparam seus ouvidos e fecharam seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam, e depois Eu os sare (Is 6,9s).'" Mt 13,13-15
    Foi exatamente o que Deus disse a Caim, pouco antes que ele matasse Abel: "O Senhor disse-lhe: 'Por que estás irado? E por que está abatido teu semblante? Se praticares o bem, sem dúvida alguma poderás reabilitar-te. Mas se precederes mal, o pecado estará à tua porta, espreitando-te. Tu, porém, deverás dominá-lo.'" Gn 4,6-7


DEUS JESUS

    E mesmo diante dos mais estrondosos milagres, simplesmente impossíveis de serem ocultados, Jesus pedia segredo aos Apóstolos. Como a ressurreição da filha de Jairo, quando Ele só Se deixou acompanhar por São Pedro, São Tiago Maior e São João Evangelista: "Jesus recomendou, com insistência, que ninguém soubesse do caso..." Mc 5,43
    São Tiago Menor, porém, bem percebeu esta virtude: "Se alguém pensa ser piedoso, mas não refreia sua língua e engana seu coração, então é vã sua religião. Se alguém não cair por palavra, este é um homem perfeito, capaz de refrear todo seu corpo." Tg 1,26;3,2b
    Sem dúvida, Nosso manso e humilde Deus já Se fazia antever desde o modo como escolheu vir ao mundo, pois Nossa Senhora não tinha como explicar aquela gravidez. E a Missão do Salvador seria bem específica: "... eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e disse-lhe: 'José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois Aquele que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho, a Quem porás o Nome de Jesus, porque Ele salvará Seu povo de seus pecados.'" Mt 1,20-21
    E assim foi, por amor à Salvação das almas, que Jesus entregou Sua vida. E até mesmo no momento em que sofria toda brutalidade da Crucificação, Ele pensou na Salvação de todos, principalmente dos que mais precisavam: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." Jo 23,34
    Tão amorosa e tão bela é a manifestação de Deus na Pessoa de Jesus, que sempre comoverá a humanidade. São Paulo claramente viu Quem é Jesus, e registrou: "Ele é a imagem de Deus invisível..." Cl 1,15
    Ele já havia dito de ainda mais claro modo: "... Jesus é o Senhor..." Rm 10,9
    São João Batista, como era de sua missão, advertia os fariseus: "Eu batizo com água, mas no meio de vós está Quem vós não conheceis." Jo 1,26
    São João Evangelista arrematou: "... Deus é amor." 1 Jo 4,8

    "Ele está no meio de nós."